O Melhor Documentário Sobre a Vida, Natureza e o Universo

o melhor documentario sobre a vida a natureza e o universo
Meus amigos, hoje venho falar sobre o documentário que mudou minha vida, respondeu boa parte de minhas dúvidas existenciais e me deixou fascinado com o universo, a natureza e o mundo, tirou de mim falsas crenças que ainda me deixavam confuso, e abriu meus olhos pra maturidade e pra mente aberta a uma nova forma de ver a vida, estou falando de Cosmos de Carl Sagan, o documentário foi o melhor tempo investido de minha vida:


Carl Sagan o mais famoso divulgador da astronomia, viajou o mundo e produziu esse excelente documentário em diversos países históricos, no documentário ele explica tudo que estudou e chegou a algumas respostas mais evidentemente verdadeiras, uma visão de mundo que causa um despertar em quem assiste, ele fala desde os elementos do universo, o início e a evolução da vida, os primeiros estudiosos antigos e suas descobertas, o retrocesso da religião, nosso estilo de vida destrutivo moderno, e suas previsões para o futuro da humanidade.




UMA DAS MELHORES REFLEXÕES DE CARL SAGAN:







O DOCUMENTÁRIO ESTA DIVIDIDO EM 13 VIDEOS:



NO VIDEO 1:Os elementos do universo, estrelas, galáxias, asteroides, sistemas planetários, fala sobre marte e sobre viagens que nossos robôs fizeram no planeta vermelho, mostra as descobertas misteriosas que esse planeta guarda, por fim ele fala da terra, as características que a tornam rara e bela, os antigos estudiosos e descobertas incríveis e um pouco sobre a biblioteca mais magnífica que ja existiu, e como nossa sabedoria começou a evoluir desde os primórdios.






NO VIDEO 2 :As origens da vida, a possibilidade de vida em outros planetas, conta sobre a seleção natural e como a visão da evolução é muito mais evidente e comprovada por fósseis e genética, fala sobre genética e as mutações, as primeiras criaturas vivas e como foram evoluindo e se adaptando ao mundo, a complexidade da vida em seus elementos mais ínfimos, e como temos parentesco com todos os seres vivos existentes.







Vale lembrar que a teoria esta fundamentada em fosseis, sequenciamento genético, distribuição geográfica e diversos outras evidências e métodos científicos, não há outra alternativa válida para explicar a origem da vida.



NO VIDEO 3:O engano da Astrologia, os que acreditavam e morreram por ela, explica um teste que mostra que a astrologia é um mito, mostra que ela é vaga, exatamente para abranger as pessoas, mas que suas previsões são erradas  e que nossa mente é facilmente suscetível a enxergar o mundo erroneamente graças a intervenção inconsciente da nossa vontade, explica o que rege o mundo são leis naturais que podem ser estudadas, explicadas e entendidas sem ser preciso recorrer a mitos.




Também deixa claro o sistema solar errôneo antigo, sobre o qual o sol e as estrelas giravam em torno da terra fixa, e que a igreja impôs este modelo errado por séculos (época historicamente conhecido como Idade das Trevas), felizmente Kepler escapou desse retrocesso genocida da religião  e redescobriu a verdadeira e correta forma do sistema solar.



NO VIDEO 4:Carl trata sobre os cometas, as quedas deles ja registrados ao longo do tempo, e como criaram superstições sobre eles, Carl explica como funcionam os asteroides, suas orbitas e choques nos planetas do sistema solar, faz também um tour por Vênus, um planeta hostil, chuvas acidas, grandes pressões, gases corrosivos e altas temperaturas, e como serve de aviso para o que a terra pode virar com o excesso de efeito estufa. Ele fala sobre os efeitos nocivos humanos sobre a natureza.



NO VIDEO 5:Carl faz um Tour por Marte, e mostra o quão misterioso ele é, mostra a visão entusiasta de marcianos, a história do gênio primeiro criador do protótipo do foguete a propulsão, ceticamente falando, mostra crateras, vales de rios secos, Canyons gigantescos e profundos, sinais de vento forte, sinais de terra arada, calotas polares, o maior vulcão do sistema solar e e até as piramides Elisyum, dez vezes maiores que as da terra, as viagens de nossos robôs e seus resultados.




NO VIDEO 6:Carl fala sobre as viagens, desde as primordiais através de navios, até as interplanetárias modernas. Nas viagens em navios aventureiros, antigos descobridores e a prosperidade e sabedoria da holanda graças a concentração de mentes pensantes expulsas por outros países dominados por fanáticos, é mostrado também um tour por Júpiter e suas luas, varias imagens retiradas do planeta e seus elementos, além de tudo isso os detalhes das viagens da tecnologia pelo espaço.










NO VIDEO 7 Carl retrata o domínio da religião,  logo ele retrata o surgimento da ciência em meio ao fanatismo religioso,  Carl mostra como varias regiões do mundo tiveram suas crenças com base em superstições para explicar a natureza, mas também mostra uma região onde as pessoas despertaram para a observação das leis naturais e as conclusões mais maduras sobre a o universo, dando origem a ciência, seus primeiros passos e enganos.





NO VIDEO 8Carl explica a relatividade e os fatores da velocidade da luz, um pouco a história de Einstein, os projetos entusiastas de DaVinci, os projetos de naves futuras para viagens humanas interestelares, outra teoria interessante é a viagem no tempo, Carl explica que é uma doce fantasia, mas muito improvável até o momento, ele imagina também uma visão de aonde poderíamos estar hoje em dia, se a ciência não tivesse sido atrasada por tantos milênios de anos graças aos fanáticos e sonhadores. 




NO VIDEO 9: Carl fala sobre as estrelas e as nebulosas, seus elementos, e o que virá a acontecer com nosso sistema solar no futuro (com base em analises de outros sistemas solares), o destino da terra e o que acontecerá com o sol, ele mostra como funciona os buracos negros e seus mistérios fascinantes, ele explica como funciona a gravidade e como ´´supostamente´´ os túneis de minhoca podem alterar a velocidade e tempo.




NO VIDEO 10É retratado as galáxias, suas categorias, braços, elementos, planetas, suas rotações e choques, é revelado também uma análise sobre as dimensões 3D e o possível formato do universo, Carl relata que houve uma religião que acertou as respostas sobre o cosmo sobre  seu funcionamento e sua idade, na parte em que é comentada sobre a índia e o Hinduísmo, ele mostra radares que captam os sinais do universo e a possibilidade de vivermos em um universo dentro do outro.



NO VIDEO 11: Carl fala do cérebro, também sobre criaturas marítimas, a vida das baleias e como elas se comunicam, relata também como as baleias e os humanos guardam memórias e como funciona o cérebro quanto a estas informações, ele faz uma analogia da evolução de uma cidade e a de um cérebro, além disso ele finaliza contando que deixou mensagens humanas gravadas em um disco junto a nave Voyager que esta saindo do sistema solar rumo as estrelas.




NO VIDEO 12Desmentindo casos alienígenas, ele usa o conceito básico de que afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias, o que nenhum caso de contato extraterrestre oferece, todas são baseadas apenas em histórias, testemunhos, fotos e videos, o que podem muito bem serem manipuladas, mas jamais alguma prova sólida como algum artefato de tecnologia alienígena, portanto ele mesmo sonha com tal fato, mas se mantém somente as pesquisas ceticamente.



NO VIDEO 13As descobertas pelas navegações, e como um povo ignorante e cruel, explorou outros lugares zombando de culturas alheias e matando povos nativos em nome de crenças, e por fim, ele narra a história de Hipátia, diretora da biblioteca de Alexandria, o maior centro de conhecimento antigo da humanidade, até que uma multidão de fanáticos a mataram de forma horrenda e incendiaram a biblioteca a mando de líderes religiosos com o medo de que o conhecimento livrasse as pessoas de crenças que as coagiam e colocassem seus reinados em risco, por fim ele reconta a verdadeira história do universo e se vê feliz em ver que grandes nações começam a abrir mão de armas nucleares, dando esperança de que a raça humana cresça e torne-se capaz de viajar as estrelas.






É isso ai galera, esse documentário foi um dos que me mudou muito, abriu minha mente pras verdadeiras origens e pro futuro brilhante que a tecnologia guarda para nós, me mostrou que as crenças são um retrocesso na humanidade e que o conhecimento é o que realmente pode fazer nossa espécie evoluir intelectualmente, como nota final, fica uma questão que me deixou intrigado, ja pensou aonde nós estaríamos hoje em dia, se tantos retrógrados não tivessem atrasado a ciência por tantos milênios ? a resposta me deixa atordoado, espero que a ciência seja o futuro, e estas imaturidades fiquem pro passado e que nossa raça aprenda a andar e olhar pro futuro sem precisar temer ou se apoiar em superstições imaginárias.

4 comentários:

  1. Marco, cara...você é incrível mesmo. Fiquei admirado como vc consegue ter tanto a entregar para nós leitores dos seus conteúdos, partindo do Cosmos do Carl Sagan e seus 13 vídeos, passando por "Como fazer truques de mágica" com dicas excelentes, até apresentar "Coisas interessantes para postar no Facebook". E tudo isso feito com maestria e inteligência. Show de bola. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Guilherme rs, é isso ai tudo que eu acho engraçado ou interessante eu posto e compartilho, fico feliz que tenha gostado, carl sagan é mesmo um mestre, e merece ser divulgado, muito obrigado e abraço

      Excluir
  2. Marco, parabéns cara! Seu blog é muito útil, e você divide seu conhecimento com as pessoas, assim como Carl Sagan fazia ao divulgar a ciência.

    Cosmos também marcou minha vida, eu só lamento não ter assistido mais cedo, mas pelo menos não vou morrer sem ter conhecido Carl Sagan através desse documentário, e gosto muito do novo documentário Cosmos do Neil deGrasse Tyson. É incrível, a maioria das pessoas que conheço, que assistiram Cosmos, são pessoas desprendidas de crenças, são mente abertas e consequentemente inteligentes. Mais uma vez, obrigado por compartilhar o seu conhecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, patterson, bem acho que fiz meu dever em divulgar os trabalhos de carl, realmente a ciência precisa ser divulgada, tambem gostei muito da serie do tyson, e dos livros do carl, tanto que ja indiquei eles em outros posts tambem,fico feliz em ajudar pessoas a encontrar o conhecimento, realmente é muito gratificante, abraço amigo

      Excluir

--------->>> REGRAS <<<--------------

- Este blog não fecha parcerias com outros blogs e nem com empresas
- Comentários ofensivos NÃO SERÃO LIDOS E SIM ´´EXCLUÍDOS´´
- Reporte erros e falhas do blog como links quebrados, videos fora do ar ou equívocos, agradeço.
- Não coloque links dentro do comentário, coloque em ´´comentar como nome/url´´
- Você tem alguma dica, indicação, sugestão que complementa o post ? comenta ai que eu avalio e adiciono ao post !
- Se desejar que eu responda, cite meu nome ou faça uma pergunta e responderei assim que possível
- Seja educado
Obrigado pela visita