Copywriting: A Arte de Escrever Posts que Vendem Muito

Neste post venho repassar um conhecimento muito precioso para os blogueiros, na verdade estas dicas servem também para qualquer pessoa que tenta vender algo pela internet seja la como for, gatilhos mentais são pequenos detalhes de texto e imagens que quando inclusos em um post em que você deseja escrever indicando um produto, incentiva fortemente o interesse da pessoa em comprar tal produto, amentando drasticamente as vendas, porem o blogueiro deve ter responsabilidade sobre o que esta indicando.





Vamos supor que você seja um blogueiro e deseja escrever postagens indicando produtos de algum afiliado e que você ganhe com cada indicado e cada venda feita, como Hotmart, Eduzz ou Lomadee, ou seja qualquer post cujo qual você deseja ganhar indicados para uma empresa parceira por exemplo, existem certos truques que quando usados em seu post podem aumentar drasticamente o interesse dos leitores em sua indicação e neste post eu venho esclarecer como fazer isto.





ATENÇÃO:
Estes gatilhos mentais devem ser usados com cautela, o mau uso deles pode ser considerado crime de estelionato, portanto só indique produtos e serviços em seu blog que possuam qualidade reconhecida e que garantam a satisfação de seus indicados, para que assim os produtos estejam a altura da postagem que você vai fazer, só anuncie aquilo que você mesmo compraria.
















FAÇA TÍTULOS QUE MEXEM COM A ATENÇÃO:
A função do título do seu post patrocinado é chamar atenção, ele deve causar um choque em quem o lê e por isto você não deve escrevê-lo de qualquer jeito, sendo assim você deve escrever um título bombástico, só assim você conseguirá enganchar a atenção de quem está lendo e fazê-lo clicar e acessar seu post para assim pular para o próximo passo, quais palavras você deve usar em seus títulos

PALAVRAS MÁGICAS QUE CHAMAM A ATENÇÃO:
VOCÊ, GRÁTIS, SOLUÇÃO DEFINITIVA, AGORA MESMO, FORMULA SECRETA, PROIBIDO, POLÊMICO, ASSUSTADOR, MÉTODO, DE GRAÇA, PASSO A PASSO, COMO, FAÇA VOCÊ MESMO, VOCÊ TAMBÉM PODE, GARANTIDO, 100%, RARO, RESULTADO, VALIOSO, MÁGICO, EXCLUSIVO, DESCONHECIDO, GANHE, FÁCIL, IMEDIATO, AUMENTAR, TURBINAR, PRESTES, DESCUBRA, NOVIDADE, COMECE, RADICAL, TRANSFORME, IRRESISTÍVEL, IRRECUSÁVEL, MUDE, DE VEZ, ATENÇÃO, URGENTE, SURPREENDENTE, VOCÊ PODE, RÁPIDO, SUPER, MEGA, DESENVOLVA, NÃO PERCA, SAIBA, BÔNUS, DESCOMPLICADO, TEMPO LIMITADO, ULTIMAS UNIDADES, CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS, VEJA AGORA

Você ja deve ter visto muito estas palavras em anúncios, e não é atoa, estas palavras tem o dom de chamar a atenção e despertar o interesse de quem lê! portanto no título de seu post saiba encaixar estas palavras e você estará criando um título que pescará muitas visitas, veja alguns exemplos:


- Casal aposta na mudança radical de vida profissional e alcança liberdade financeira
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Descubra as três palavras mágicas que conquistam qualquer mulher
Como ganhei 4 quilos de músculo em três meses
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- Veja técnicas de estudo para aprender 5x mais rápido

Tudo que você precisa fazer é pegar estas palavras mágicas e introduzi-las no título do post que deseja promover e estará tornando o muito mais convidativo a quem esta lendo que com certeza visitará e se interessara pelo que você tem a oferecer.


QUAIS EFEITOS ELAS CAUSAM NO PSICOLÓGICO:
Usar a palavra ´´Você´´ atinge o leitor profundamente pois é um apelo pessoal que gera intimidade,  a palavra ´´Grátis´´ chama atenção de todo mundo pois todos nós gostamos de ganhar sem gastar, as palavras ´´Agora mesmo´´ e ´´Imediatamente´´ chamam a atenção pois as pessoas não gostam de esperar preferem tudo na hora, as palavras ´´Secreto´´, ´´Formula´´,´´Polêmico´´,´´Raro´´ chamam a atenção pois as pessoas gostam do que é desconhecido e misterioso, as palavras ´´Fácil´´ e ´´Descomplicado´´ chamam a atenção pois as pessoas gostam de facilidade, as palavras ´´Não perca´´ ´´Ultimas unidades´´ e ´´Por Tempo limitado´´ chamam a atenção pois as pessoas não gostam da sensação de estarem perdendo ou ficando de fora de algo, as palavras ´´Surpreendente´´, ´´Mágico´´, ´´Irresistível´´, ´´Turbinar´´ chamam a atenção pois as pessoas se sentem atraídas pelo que é impactante, as palavras ´´Click Aqui´´ ´´Veja Mais´´´Veja agora´´ são chamadas para ação pois dizem o leitor o que fazer, são essenciais para atrair o leitor a clicar.


A TÉCNICA DO LOOPING ABERTO PARA CONSEGUIR CLIQUES
Ja percebeu que quanto esta a assistir uma novela ou um seriado e sempre acontece algo que não se finaliza ? e você sempre tem que assistir o próximo capítulo pra saber o que aconteceu ? poisé, é a técnica do looping aberto usada para forçar as pessoas através de sua curiosidade a consumir conteúdo, esta técnica esta presente em filmes, séries, novelas, livros etc... o mais interessante é que você pode usar em seus títulos para conseguir acessos também ! basta fazer um título que menciona algo chocante mas deixando o desfecho em aberto, de forma que a pessoa só saberá o restante ao acessar seu artigo, vejamos alguns exemplos:

- Esta garota estava no ônibus quando um homem se aproximou e o que aconteceu em seguida foi assustador !

- Você lembra desta atriz em sua infância ? o que aconteceu com ela vai te deixar de boca aberta.

- 7 Técnicas para se sair bem nas fotografias (a numero #5 é a minha favorita)

- Este empreendedor faturou 50 mil por mês com algo que você faz todos os dias.

Basicamente você deve treinar escrever títulos que estimulem a curiosidade da pessoa acompanhada de um pequeno trecho que aumenta ainda mais a dúvida dela, esta técnica funciona melhor quando acompanhada de uma imagem.



FAÇA DESCRIÇÕES QUE MEXEM COM O INTERESSE:
Depois de conseguir o clique de um visitante interessado em seu post seu principal objetivo agora é outro, fazer o visitante se interessar pelo seu texto sem que ele feche em poucos segundos, para isto você deve prender a atenção dele com as primeiras linhas do texto que são as mais importantes, como ? basta escrever sobre as possibilidades do que você tem a oferecer, através da sua escrita você deve gerar expectativas no leitor, fazendo perguntas, escrevendo sobre como o leitor poderia se beneficiar sobre o que você oferecerá em seu post, assim você estará prendendo a atenção do leitor e ele verá o post até o fim.

Exemplos:

ANUNCIO DE UMA POLTRONA
Se você busca uma poltrona confortável este modelo é a melhor opção que você irá encontrar, seu tecido veludo é macio e aconchegante, seu estofamento é almofadado lhe proporcionando posições super confortáveis e além do mais ela possui reclinamento ajustável dispondo de ainda mais comodidade para ler jornais, descansar e até mesmo dormir.

CURSO DE APRENDIZADO
Você tem problemas de aprendizado ? vive tendo brancos na hora da prova ? estuda por horas a fio e não consegue boas notas ? cansado de perder concursos por causa do nervosismo ? no curso a seguir você aprenderá técnicas de como manter a concentração,  controlar sua atenção, aprender 5x vezes mais rápido e reter a memória por muito mais tempo.

TREINAMENTO DE VIOLÃO
Meu nome é XXXX tenho XX anos e sou apaixonado por música e comecei a tocar violão desde os 14 anos de idade, e assim como você encontrei muita dificuldade em aprender a tocar violão, isso pois em minha cidade não haviam muitos músicos, por isto tive que estudar sozinho notas, acordes, ritmos e escalas, fiz inúmeros cursos complicados, pensei em desisti mas continuei durante anos bla bla bla...até que finalmente aprendi todo necessário e fiz este curso para ensinar as pessoas que assim como eu que também achavam que tocar violão é algo difícil, neste curso esclareci todos os pontos, tudo passo a passo de forma mais descomplicada e facilmente esclarecido.


NO EXEMPLO 1 - USE O GATILHO DAS SENSAÇÕES - EFEITOS NO PSICOLÓGICO
A maioria dos anunciantes, vendedores e afiliados comete um erro ao tentar indicar um produto que é apenas falar superficialmente dos benefícios do produto ou serviço, mas uma pesquisa ja mostrou que o que mais motiva as pessoas a comprar não são os benefícios mas são as sensações ! por isso na hora de fazer a descrição de algo que você deseja indicar, procure saber quais são as sensações específicas que o que você esta indicando proporcionará e capriche em exaltá-las ! faça o leitor sentir sensações ao ler sua divulgação e suas chances de vender aumentaram significativamente !

NO EXEMPLO 2 - USE O GATILHO DO PROBLEMA E SOLUÇÃO - EFEITOS NO PSICOLÓGICO
Este gatilho é muito eficiente, ele esta presente em muitas propagandas atuais, o funcionamento é bastante simples, se você esta indicando um produto ou serviço que visa solucionar um problema, tudo que você precisa fazer exaltar o problema e todas as complicações pessoais que ele causa, como você pode ver no exemplo do curso de aprendizado, basta se colocar no lugar do visitante e descobrir os problemas que ele possui, para que assim você os exalte em detalhes logo em seguida oferecendo seu produto ou serviço como solução, o leitor sentirá uma enorme afinidade com os detalhes e estará vulnerável as soluções que você tem a oferecer.

NO EXEMPLO 3 - USE O GATILHO DA JORNADA DO HERÓI - EFEITOS NO PSICOLÓGICO
No exemplo 3 do curso do violão temos o gatilho da jornada do herói em ação, a funcionalidade é o seguinte, se você for o produtor ou se você tiver tido uma experiência com o produto, basta enfatizar uma história onde você tinha os mesmos problemas que o leitor, em seguida você diz em detalhes sua jornada em busca da solução, e como o produto (que você agora esta indicando) mudou a sua vida, claro que deve ser um relato verdadeiro, desta forma, o visitante não vera seu post como um anúncio mas sim como uma indicação pessoal amigável, se colocando no lugar dele e dizendo tudo o que você fez assim ele se sentirá mais confiante ao comprar pela sua indicação. Este gatilho é fortemente usado em religiões, filmes e testemunhos.

é claro que você tem que saber adaptar estes gatilhos de acordo com o seu tema e a sua necessidade.


USE IMAGENS QUE CAUSAM DESEJO:

AS IMAGENS DE DIVULGAÇÃO QUE CHAMAM ATENÇÃO:
As imagens da divulgação do seu post tem que ter um diferencial de todas as imagens comuns ! ela deve extrapolar e causar impacto ! na internet estamos constantemente sendo bombardeados de informações e para se sobressair nessa multidão só apelando mesmo ! portanto vamos aos tipos de imagens que mais chamam atenção e visitas dos internautas:

* Imagens com texto por cima
* Imagens com pessoas interagindo com produto
* Imagens mostrando gráficos com resultados
* Imagens com Setas e Círculos
* Imagens com bordas vermelhas
* Imagens que mostram a beleza feminina
* Imagens mostrando produtos organizados em cores
* Imagens mostrando pessoas expressando emoções
* Imagens mostrando riquezas
* Imagens mostrando super poderes
* Imagens que expressam liberdade
* Imagens com fontes, emoticons e efeitos e balões


EXEMPLOS VISUAIS:





PROVAS SOCIAIS AUMENTAM O DESEJO !
Outro gatilho que aumenta o desejo de compra drasticamente são as provas sociais, ela esta constantemente presentes nas propagandas modernas, consiste no seguinte a prova social nada mais é do que você expor em seu post depoimentos positivos de quem ja usou e gostou do que você esta a oferecer, basta procurar quem ja teve experiência com o produto que você esta divulgando e coletar comentários positivos e mostrar em seu post, o visitante que se interessa pelo produto que você divulga, verá estes comentários, mas é importante que eles mostrem uma foto ou os nomes de quem avaliou para dar credibilidade, assim a pessoa vera que outras pessoas tiveram experiências positivas e se sentirá mais confiante e entusiasmada a comprar também ! a prova social é muito usada em propagandas em forma de testemunhos positivos de clientes incentivando os outros a comprar também:


EXEMPLO DE PROVA SOCIAL EM UM PRODUTO DO MERCADO LIVRE:






QUAL EFEITO CAUSA NO PSICOLÓGICO:
Prova social sao testemunhos positivos de quem ja comprou ou adquiriu um produto, usar estes depoimentos em seus conteúdos de divulgação convencem muitos outros futuros clientes a também comprarem pois eles gostam de se apoiar nos testemunhos dos outros na hora de fazer compras.



CIENTIFICIDADE AUMENTA A CONFIANÇA
A cientificidade é um gatilho espetacular, se o ramo que você pretende anunciar possui muita desconfiança, como ganhar dinheiro, emagrecimento, importação, aprendizado, relacionamento, etc... este gatilho servirá para eliminar desconfianças e reforçar a segurança do visitante em se interessar pelo produto que você esta anunciando, para usá-lo, tudo que você precisa fazer é mostrar em seu post alguma reportagem, notícia ou descoberta científica que comprova as vantagens do que você esta anunciando, isto servirá como uma confirmação de terceiros de que o que você esta a oferecer é mesmo recomendável e seguro, vejamos um exemplo:






QUAL EFEITO CAUSA NO PSICOLÓGICO:
O mesmo vale para todos os outros temas, basta divulgar noticias de portais reconhecidos (G1, Terra, Uol, Yahoo), descobertas científicas ou reportagens de revistas e da tv que dão apoio ao tema do que você esta divulgando, isto irá passar ao seu leitor uma confiança muito forte, isso contribuirá e muito para que o seu visitante confie no que você esta a oferecer ja que tem apoio de mídias de forte autoridade.



ESCASSEZ - A PRESSÃO FATAL
Uma mania que todos nós temos é deixar para amanhã, isso se aplica a tudo, as responsabilidades, os hobbies, as tarefas, os deveres e as compras também, portanto para que seu visitante não deixe a compra para depois, é preciso usar este gatilho, ele é amplamente usado em toda a mídia comercial, chama-se gatilho da escassez e é extremamente eficaz, para evitar perder vendas graças a esta preguiça natural do ser humano, você terá que fazer algumas pequenas pressões, são bem simples, basta usar o que todos os outros vendedores e afiliados usam, banners ou frases chamativos evidenciando a escassez, assim:



´´ATENÇÃO ULTIMAS UNIDADES´´

´´OFERTA VÁLIDA SÓ ATÉ XX:XX XX/XX/XX´´

´´PROMOÇÃO POR TEMPO LIMITADO´´

´´ÚLTIMAS VAGAS´´

´´DESCONTO DE XX PARA OS XX PRIMEIROS CLIENTES´´


QUAL EFEITO CAUSA NO PSICOLÓGICO:
Este tipo de gatilho irá causar uma certa pressão e uma certa super valorização da oferta na mente dos supostos clientes, aumentando consideravelmente as vendas e indicações, este gatilho é tão eficaz que esta em toda parte, na televisão, nas revistas, nos anúncios de todos os formatos, sendo assim você não pode deixar de usar em suas divulgações também.



O MAIS IMPORTANTE : CHAMADA PARA AÇÃO !
A maioria das pessoas na internet não sabem o que fazer quando estão em um site, é por isso que tudo tem que ser feito da forma mais simples, limpa e entendível possível, facilite e agilize tudo, resuma o máximo possível os textos, deixe subtítulos em cores fortes, mostre imagens claras, evite usar termos técnicos demais e além do mais traduza termos técnicos para palavras de fácil entendimento, use e abuse de setas, botões, e simplicidade no seu site, ja no seu post, depois que usar os devidos gatilhos vem o mais importante, a chamada para ação, como disse as pessoas não sabem o que fazer, você deve guiá-las ao que se deve fazer, principalmente na hora de vender, portanto a chamada para ação é o botão de compre aqui, mas você deve fazê-lo de forma bem clara, usando de cores chamativas que fazem a total diferença de todo o post, assim:









QUAL EFEITO CAUSA NO PSICOLÓGICO:
A chamada para ação pode ser usada não somente em seu post de vendas mas também em suas divulgações, é um gatilho que diz ao subconsciente do internauta o que fazer em seguida após ver sua divulgação, você pode adaptar da forma que achar melhor e usar em divulgações em redes sociais, canais de video e claro em seus posts patrocinados, mas certifique-se que sua chamada para ação seja muito chamativa e marcante de forma que ela seja facilmente diferenciada de todo o conteúdo da página, chamadas para ação feias ou com cores escuras não chamam atenção, use e abuse do amarelo e vermelho, do CAPS LOCK e dos símbolos e setas também.




 E POR FIM A GARANTIA COMO CARTADA FINAL
Para garantir ainda mais que seu leitor vai efetuar a compra do que você esta a oferecer vem a cartada final, muitas vezes não nos sentimos seguros mesmo com todos os gatilhos em uma pagina de venda, esse ultimo gatilho ira passar a sensação de segurança adicional para que o leitor tenha certeza de que esta a fazer um bom negócio, este gatilho é a garantia, deixe bem claro que o visitante não tem nada a temer graças a garantia de acordo com o que você esta a oferecer, alguns exemplos de garantia para que você use e se inspire são estes:







QUAIS EFEITOS CAUSAM NO PSICOLÓGICO:
Os seres humanos são seres temerosos desde a era das cavernas, tudo que é desconhecido é arriscado e causa medo, por isto na garantia você deve deixar claro que o visitante não corre qualquer risco, mencione o prazo que ele ganha de garantia, se possível de garantia estendida, deixe claro também que a satisfação foi garantida pela maioria dos outros clientes que ja compraram e por fim mencione que dentro do prazo ele tem reembolso total e imediata, isso dará uma sensação de segurança para que o visitante acabe com quaisquer medos do que você esta oferecendo.



EXTRA: O GATILHO DA AUTORIDADE
Claro que o gatilho da autoridade não poderia ficar de fora, o que é: as pessoas dão muito valor a carreira, renome e a formação, o que é mais provável ? que você faça uma cirurgia com um médico que tem 35 anos de carreira ou que você faça uma cirurgia com um médico ´´iniciante´´ ? obviamente que você tem preferência pelo que tem mais experiência e formação, por isto em seu blog ou canal, página seja la onde for, deixe claro sua foto com um sorriso e com uma descrição de quem você é, quais cursos, projetos, formação e tempo de experiência você tem, assim as pessoas vão se sentir mais confiantes em ser suas seguidoras:





CONCLUSÃO: estes são os detalhes que incentivam e muito as pessoas a aderirem o que você esta divulgando, tudo que você precisa fazer é implementar e adaptar estes detalhes em seu post de divulgação, uma dica muito valiosa é que você observe o que outros usuários fazem nas divulgações deles e adapte as suas divulgações





2 comentários:

  1. Muito Bom Seu Blog, Eu Tbm Acompanho Seu Canal No YouTuber

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  2. Parabéns pelo seu trabalho. Mim Ajudou muito

    ResponderExcluir

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