Lições que eu Gostaria de ter Aprendido Quando era Mais Novo

Bom em primeiro lugar gostaria de citar que eu ainda não sou um tiozão, ainda sou novo e estou na casa dos 26 anos, porém nessa época da minha vida eu cheguei a conclusão de que deveria ter aprendido várias lições quando ainda era mais novo, mas infelizmente a tragédia da vida é que ficamos sábios tarde demais, minha época de curtição acabou e agora estou entrando para a era da maturidade na vida adulta, no entanto neste post ficam minhas lições que gostaria de ter aprendido o quanto antes





DIZER: NÃO !
Ao longo da minha adolescência infelizmente eu era muito ingênuo e com o coração muito bom, bom até demais diga-se de passagem, várias vezes em minha vida, pessoas maliciosas se aproveitaram da minha boa vontade pela simples falha da minha parte em dizer uma única palavra: NÃO ! eu não queria decepcionar as pessoas, queria ajuda-las, mesmo que pra isto eu sacrificasse a minha satisfação e isto é um erro enorme, sendo assim muitas vezes eu disse ´´sim´´ e ´´talvez´´ quando no meu íntimo queria dizer ´´não´´, eu me preocupava muito com o bem estar das pessoas, sejam elas parentes, colegas de trabalho, amigos etc... porém hoje eu tenho consciência de que o meu bem estar e a minha satisfação deve vir acima de tudo principalmente acima do bem estar dos outros, caso contrário irei agradar a todos menos a mim mesmo, portanto se você é novo, aprenda a dizer NÃO, seu colega de trabalho quer que você banque o turno dele ? diga NÃO ! seu parente quer que você faça favores em horários inconvenientes ? diga NÃO ! seus amigos querem que você empreste dinheiro a eles ? diga NÃO ! seu patrão quer que você faça hora extra não remunerada ? diga NÃO, não dê explicações e não tenha vergonha, seja curto e grosso, mostre-se firme e deixe bem claro que a sua satisfação vale mais do que a satisfação deles, aprenda a se impor diante as pessoas.


SEJA INCONFORMADO E AMBICIOSO
O filme Clube da luta me ensinou esta lição, ja escrevi sobre este filme aqui no blog, pra quem não sabe o filme mostra a rotina de um cara acomodado nas melhores situações, emprego estável, apartamento confortável, rotina calma e vida pacata, até que um dia da um pinel na cabeça dele e ele resolve virar tudo de cabeça pra baixo, porquê ? porquê o âmago do espírito humano anseia por novas experiências e tudo aquilo que te conforta, também te limita ! esta em um emprego meia boca ? procure outro melhor ! esta em um relacionamento fracassado ? termine e busque outra pessoa melhor, está cheio do seu curso de faculdade ? desista e procure outra área ! sempre queira algo melhor, sempre queira mais, tenha uma fome insaciável de mudança e progresso, sempre queira tudo do bom e do melhor, se for preciso quebre tudo que tiver ! vire tudo de cabela pra baixo ! chute o pau da barraca ! seja explosivo ! aposte tudo sem medo de perder, até porquê na vida temos a ilusão de termos muita coisa a perder mas na verdade a única coisa que você tem a perder é o tempo, então não o perca se conformando com situações medíocres !



ESQUEÇA A OPINIÃO DOS OUTROS E BUSQUE O AUTO CONHECIMENTO
Na adolescência é a época em que mais estamos suscetíveis a problemas de identidade, também sofri muito com isto, me preocupava demais com que os outros pensariam de mim e por isto muitas vezes deixei de aproveitar eventos e companhias de amigos e família, muitos jovens se escondem da vida em seus quartos por longos períodos graças a esta síndrome que é o medo do julgamento dos outros, pare de se preocupar com o que os outros estão pensando de você e comece a se preocupar com o que você mesmo pensa de si ? estimule o hábito do auto conhecimento, quais são seus defeitos ? o que você precisa melhorar em si mesmo ? procure ter o hábito de jogar no lixo tudo o que os outros falam de você, descarte opiniões, palpites, elogios, críticas, conselhos e passe a você mesmo aprender a avaliar sua própria vida, elogie e critique a si mesmo, proponha metas a si,  conheça a si mesmo pois esta é a única forma de realmente se sentir bem consigo mesmo, pare de buscar aprovação dos outros pois quem vive de aprovação dos outros uma hora morrerá pelas criticas deles também. ´´Conhece-te a ti mesmo, pois se o que busca não encontrares primeiro em ti mesmo, não encontraras em lugar algum´´.


A LIÇÃO QUE A SOLIDÃO ENSINA
Ainda me lembro das vezes em que eu buscava a felicidade nos outros, todas as vezes que busquei felicidade nas outras pessoas, como amigos e amores me decepcionei, isto porque as pessoas são seres muito imprevisíveis, elas vem e vão o tempo todo em nossa vida e se sua felicidade depender exclusivamente delas mais cedo ou mais tarde você se frustrará, é inevitável, portanto eu pessoalmente tive de passar um longo período solitário até aprender a me sentir completo estando sozinho, foi um retiro que me causou  muita dor e sofrimento mas foi a única forma de me dissolver em mim mesmo para me reconstruir de forma mais madura e independente, atualmente estou voltando a me aproximar das pessoas porém desta vez compreendendo que elas devem ser apenas complementos da minha felicidade, jamais o foco, a felicidade deve estar principalmente em si mesmo, em superar seus limites, em conquistar seus desejos e em superar seus defeitos, a única felicidade duradoura e real que encontrei foi a da auto superação, estando acompanhado será sempre fraco pois irá inconscientemente apoiar suas fraquezas nos outros, somente na solidão é que você aprenderá a carregá-las todas por si mesmo, tornando -se independente, forte, seletivo e apto a apreciar a companhia dos outros só que sem se tornar dependente deles.




ESQUEÇA AS PALAVRAS, DECIFRE OS COMPORTAMENTOS
As pessoas são mentirosas, isto não é um defeito, apenas uma característica natural, meio que faz parte da natureza humana mentir, todos nós ja mentimos alguma vez, quando somos pessoas jovens e imaturas certamente caímos nas mentiras daqueles que nos cercam pois ainda não sabemos avaliar direito as coisas, muitas pessoas são profissionais da mentira, sabem inventar histórias e desculpas muito bem elaboradas capaz de enganar até os mais inteligentes, tudo isto com a intenção de nos manipular, tentar desarticular estas mentiras individualmente é algo trabalhoso por isto foque na fala como um todo, pois ela é a principal arma da ludibriação, não podemos mudar a natureza das pessoas mas podemos mudar a nossa, portanto pare de acreditar nas palavras que as pessoas dizem, você recebeu uma promessa ? confissões ? declarações ? juramentos ? elogios ? desculpas ? simplesmente descarte tudo isso no lixo, nada disso tem valor, ao invés de se deixar levar pelas palavras das pessoas, passe a observar os comportamentos delas em silêncio, como um caçador observa sua presa, preste muita atenção nas ações e nas não ações, tudo que as pessoas fazem e o que elas não fazem tem um significado muito mais verdadeiro a nos revelar de forma subliminar, aprenda a interpretar o que o comportamento das pessoas tem a dizer, aprenda a perceber o que esta acontecendo sem que seja preciso que alguém te diga algo, ao reparar o comportamento das pessoas irá notar que na maioria das vezes o que elas tanto falam não condizem com o que elas fazem.



O AMOR É SÁBIO, O ÓDIO É TOLO
Ao longo da minha vida tive inúmeros conflitos com as pessoas, principalmente entre familiares, amigos e até algumas desavenças e desilusões amorosas, independente da situação e das pessoas, você jamais deve retribuir rancor, deve aprender a olhar para as pessoas não enxergando somente seus defeitos, mas indo além disto, percebendo que são seres humanos, falhos, limitados, imaturos, cegos, frágeis e dignos de pena tanto quanto nós mesmos, aprenda a ter um olhar de compaixão mesmo por aquele que te odeia, pois se você retribuir o ódio estará deixando-se contaminar pelo veneno dos outros, isso vai lhe fazer mal, fará você agir de forma irracional e por fim terminará tão desorientado quanto aquele lhe odeia, não odeie, transcenda.






4 comentários:

  1. HAHA! Gostei muito do artigo Marco! (eu que havia pedido)... Concerteza vou aplicá-lo na minha vida! Isso vai ser de grande valia pra mim! Vlw Marco! E muito sucesso, (e músculos) pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um abraço vitor, vou atualizando essa lista conforme vou aprendendo, afinal ainda tenho muito a aprender tambem ! =)

      Excluir
  2. Olá Marco, já faz um tempo mas hj assistindo uma série lembrei de seu site e resolvi te procurar. Criatividade a mil, como sempre, a sua kkkk Acho que vc não vai lembrar mas conversamos online algumas vezes e vc me sugeriu criar um a página e dizendo que meu marido me chamava de rata de internet vc sugeriu esse nome kkkk
    Feliz em te reencontrar! Sucesso! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk eu lembro sim martha, nossa faz muito tempo, era naquela epoca que tinha um xat no meu blog, eu lembro sim viu kkkk feliz por ver você denovo por aqui um abração.

      Excluir

--------->>> REGRAS <<<--------------

- Este blog não fecha parcerias com outros blogs e nem com empresas
- Comentários ofensivos NÃO SERÃO LIDOS E SIM ´´EXCLUÍDOS´´
- Reporte erros e falhas do blog como links quebrados, videos fora do ar ou equívocos, agradeço.
- Não coloque links dentro do comentário, coloque em ´´comentar como nome/url´´
- Você tem alguma dica, indicação, sugestão que complementa o post ? comenta ai que eu avalio e adiciono ao post !
- Se desejar que eu responda, cite meu nome ou faça uma pergunta e responderei assim que possível
- Seja educado
Obrigado pela visita